
|
- Coletar as fezes no frasco de boca larga, fornecido pelo laboratório, tendo o cuidado de não contaminar o material com urina.
- Com o auxílio da espátula de madeira transferir uma porção do material coletado (a medida aproximadamente de 1 colher de chá) para o frasco com o líquido conservante SAF p/MIF (fig.3).
- Misturar as fezes com o líquido conservante, tendo o cuidado de deixá-las totalmente cobertas pelo líquido.
- Este frasco ficará em casa para as coletas da 2ª e da 3ª amostra em dias alternados (dia sim, dia não).
- No dia da coleta da 3ª amostra, com o auxílio da espátula, transferir primeiramente , parte do material coletado (a medida aproximadamente de 1 colher de sopa) para o frasco seco, sem líquido conservante (fig. 2) e em seguida transferir uma porção do material (a medida aproximadamente de 1 colher de chá) para o frasco com líquido conservante SAF p/MIF (fig. 3) que já continha a 1ª e a 2ª amostra.
- Ao final da 3ª coleta da amostra entregar os frascos no Laboratório em até 24 horas, mantendo em temperatura ambiente.
- Desprezar o restante das fezes no vaso sanitário.
- O frasco de boca larga e a espátula deverão ser desprezados no lixo após o uso.
CUIDADO: O LÍQUIDO CONSERVANTE É TÓXICO E DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.
Importante: Pacientes que tiveram feito uso de contraste intestinal ou estomacal, medicamentos antidiarréicos ou antiparasitários, devem aguardar sete dias para iniciar a coleta das fezes.
Revisado
em: Setembro/2009 |